sexta-feira, 3 de outubro de 2014

1º bebé-proveta de Portugal




 " O acontecimento mudou a forma como a sociedade via a infertilidade e foi vivido pelo médico responsável como uma felicidade só comparável à que sentiu quando foi pai e avô. 


Carlos Saleiro, jogador do Sporting, seria um bebé igual a tantos outros, mas o facto de ter sido concebido através de uma técnica de Procriação Medicamente Assistida (Fertilização In Vitro - FIV) deu-lhe honras de primeiras páginas da imprensa portuguesa.
A "festa" foi vivida a 25 de Fevereiro de 1986 na Unidade de FIV do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e no Laboratório de Biologia Molecular do Instituto Gulbenkian de Ciência, onde é responsável pela parte laboratorial.
O médico responsável, António Pereira Coelho, recorda hoje "o momento de festa" que se prolongou nos dias, semanas e meses seguintes. Em declarações à agência Lusa, António Pereira Coelho destaca o peso deste pioneirismo que demonstrou "resultados credíveis" numa técnica que gerava, então, fortes paixões, mas também algumas reservas, tal como em todas as matérias envolvendo a bioética.
A felicidade com que viveu este nascimento só foi ultrapassada com a alegria do nascimento dos seus filhos e netos. "Foi um momento de grande felicidade e de realização profissional e pessoal", concluiu.
in DN PORTUGAL , 24 de Fevereiro 2011 



Sem comentários:

Enviar um comentário