domingo, 19 de outubro de 2014

Doação de gâmetas - Bancos de esperma e Doação de oócitos II

Bancos de Esperma

     Um banco de esperma é uma instituição que recebe e armazena esperma humano. Os primeiros dois bancos de esperma no mundo foram inaugurados em Iowa, nos EUA e em Tóquio, no Japão, em 1964.
     Actualmente, existem bancos de esperma online e também sites, acessíveis a qualquer pessoa, que permitem estabelecer contacto entre potenciais receptoras e dadores de esperma.
     A doação de sémen é um ato voluntário, solidário e altruísta, através do qual um homem saudável e com esperma de boa qualidade realiza uma doação para tornar possível um casal com problemas de infertilidade ter filhos. A doação é indolor e fácil, não provoca nenhum efeito secundário e não requer nenhum esforço. O doador tem também benefícios, como a possibilidade de fazer diversos exames gratuitamente.



Doação de Oócitos II

     A doação de óvulos é o processo através do qual uma mulher recorre a óvulos de uma doadora para poder engravidar. Os óvulos da doadora unir-se-ão aos espermatozóides do casal receptor para obter embriões. Estes são depois transferidos para a receptora.

     Começa-se por efectuar uma consulta com o casal receptor, para se recolher os dados físicos e uma amostra de sangue da mulher, enquanto que o homem procede à colheita do esperma, que de seguida é crio-preservado. O centro procura, então, uma dadora de oócitos com características genéticas semelhantes à da mulher do casal infértil,processo que pode demorar alguns meses (em média, até cerca de 6 meses).

Método
     Quando se obtém uma dadora, inicia-se a preparação do endométrio da paciente alguns dias antes (1-2 semanas) da transferência prevista dos embriões. A recolha de ovócitos da dadora é efectuada por aspiração dos ovários após hiper-estimulação controlada dos mesmos. Cerca de 1 hora após a recolha, a dadora regressa ao seu domicílio em regime ambulatório. De seguida, os oócitos da dadora são microinjectados com os espermatozóides crio-preservados (após descongelação e purificação) do casal. A cultura dos embriões é então efectuada, e a transferência dos embriões para a paciente ocorre ao 2º, 3º ou ao 5º dia do desenvolvimento embrionário. Com a evolução tecnológica, espera-se vir a dispor de bancos de oócitos em vez de um bancos de dadoras potenciais.




Causas para a procura de doadores de gâmetas:


     O processo de fertilização é indicado para mulheres com problemas de ovulação, distúrbios nas trompas de Falópio ou mesmo endometriose.
     Nos homens, as principais causas da infertilidade são: varicocelo, em que varizes nos testículos aumentam a temperatura e diminuem a produção, qualidade e quantidade dos espermatozóides; a criptorquidia; e infecções como a parotidite infecciosa, mais conhecida como papeira, que pode afectar a produção de espermatozóides.



     O primeiro banco público português de esperma e de óvulos foi o do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), no Porto.


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_esperma
http://www.pro-seed.com.br/
http://www.ivi-fertilidade.com/pt/pacientes/tratamentos-procria%C3%A7%C3%A3o-medicamente-assistida/doa%C3%A7%C3%A3o-de-ovulos/
shttp://www.apfertilidade.org/web/tecnicas-de-reproducao/128-doacao-de-ovocitos

Sem comentários:

Enviar um comentário