segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Inseminação Artificial ou Intra-uterina



     A inseminação artificial consiste em depositar os espermatozóides, previamente selecionados , no interior do útero. Existem dois métodos de inseminação artificial :

    • Inseminação artificial intra-cervical (IC) 
    • Inseminação artificial intra-uterina (IU)
     A Inseminação Artificial Intra-Cervical permite reproduzir as condições fisiológicas da relação sexual, porém, não apresenta, teoricamente, nenhum elemento de superioridade em relação ao ato sexual. É utilizada em casos de impossibilidade de uma relação sexual normal ou de uma ejaculação intra-vaginal (mal-formação sexual; distúrbios sexuais; distúrbios na ejaculação).

     A Inseminação Artificial Intra-Uterina consiste em depositar espermatozóides móveis capacitados (aptos a fertilizar, pós-tratamento do sémen em laboratório) no fundo da cavidade uterina após a indução da ovulação. Na IU não há necessidade da presença de muco cervical e como os espermatozóides são injetados além do colo do útero,  esta técnica permite aumentar o número de espermatozóides dentro da cavidade uterina facilitando o encontro dos gâmetas.
     Esta técnica é utilizada em casos de incapacidade do homem, ejacular no interior da vagina da mulher, distúrbios nos ovários; alterações no muco cervical, que vão impedir a livre penetração dos espermatozóides no útero; determinadas alterações na qualidade do sémen, alterações nas trompas uterinas.Em caso de não haver a possibilidade do homem produzir espermatozóides, utiliza-se o esperma doado no banco de esperma.



Fontes:   - http://www.ghente.org/temas/reproducao/art_inseminacao.htm 
                - http://pt.wikipedia.org/wiki/Reprodu%C3%A7%C3%A3o_medicamente_assistida


Sem comentários:

Enviar um comentário