sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Transferência intratubárica de embriões , gâmetas ou zigotos

 A transferência intratubárica de zigotos ( ZIFT ) é utilizado em casais cuja mulher tem um bloqueio das trompas de falópio, mas ovários e útero funcionais. Aumenta a taxa de sucesso da nidação.
Como se procede? 

Na ZIFT, após recolha e seleção de oócitos e espermatozóides, pelas mesmas técnicas da FIV, os gâmetas são postos em contacto in vitro, num meio de cultura adequado durante 18 a 24 horas. Após a fecundação, realiza-se uma laparoscopia e transfere-se o(s) zigoto(s) para as trompas de Falópio. Ao contrário do que ocorre na ( GIFT- transferência intratubárica de gâmetas) a fecundação ocorre fora do corpo da mulher enquanto que na segunda o encontro do óvulo com o espermatozóide ocorre nas trompas.

Vantagens e desvantagens da ZIFT: 

Vantagens: A paciente poderá ir para casa em poucas horas.

Desvantagens: 
  •  Relativamente à FIV, a ZIFT tem a mesma ou menor taxa de sucesso, daí que esta técnica não seja das mais utilizadas;
  •  Relativamente à FIV, a ZIFT tem a mesma ou menor taxa de sucesso, daí que esta técnica não seja das mais utilizadas;
  •   Baixa percentagem de êxito e sobra de vários zigotos não colocados no corpo da mulher; Tal como a GIFT, hoje está praticamente abandonada servindo para casos excepcionais, como na incapacidade de se colocar os embriões através do colo uterino.

 A transferência intratubárica de gâmetas (GIFT) é utilizada em casais cuja mulher tem um bloqueio das trompas de falópio ou anomalias no muco cervical, mas que tenha ovários e útero funcionais; casais cujo homem possua esperma disfuncional ou apenas infertilidade sem causa aparente. Nesta técnica, os gâmetas são obtidos pelas mesmas técnicas utilizadas na fertilização in vitro e na microinjecção.O objetivo é assegurar a presença dos gâmetas no ambiente intratubário.

Como se procede? 

  1. Tratamentos hormonais que visam a induzir o desenvolvimento e maturação folicular na mulher para obtenção de número máximo de oócitos II; 
  2. Recolha dos oócitos da mulher através de laparoscopia,(exame endoscópico da cavidade abdominal através de uma pequena incisão na parede do abdómen), ao mesmo tempo que se recolhe o esperma do homem; 
  3. Colocam-se os gâmetas numa cânula especial, para serem tratados e selecionados;
  4.  Os oócitos e os espermatozóides são colocados no interior das trompas de Falópio, através de outra laparoscopia;
  5. Se tudo decorrer normalmente, os espermatozóides penetram num ou mais óvulos, formando-se o embrião. Este descerá das trompas até o útero, o que faz com que a concepção se produza integralmente no corpo da mulher.
Vantagens e desvantagens da GIFT:

Vantagens: A paciente poderá ir para casa em poucas horas.

Desvantagens: 
  • Baixa percentagem de êxito desta técnica, figurando entre 35 a 40 %; 
  • Grande possibilidade de concepção de gémeos, pois recolhem-se vários óvulos, para se garantir alguma margem de sucesso.



Fonte: http://procriacaomedicamenteassistida.blogspot.pt/2012/01/transferencia-intratubarica-de-gametas.html

1 comentário: